Untitled Document
   

BLOG

Feeds RSS

Facebook

Tweeter Canal SINAERJ Youtube

Google+   Versão SINAERJ Mobile Tradutor Online English Version
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
SINDICALIZE-SE!
Juntos somos mais fortes!
- ADMINISTRADOR
- ESTUDANTE
Clique acima e preencha sua ficha.
 
JORNAL IMPRESSO
Ano 10 - nº 42<BR> Set e Out de 2016
Ano 10 - nº 42
Set e Out de 2016
Edições anteriores
JORNAL VIRTUAL
Ano 2 - nº 4<BR> Ago e Set de 2017
Ano 2 - nº 4
Ago e Set de 2017
Edições anteriores
 
INFORMATIVO
Ano III - nº 216
Julho 2017
Edições anteriores
REVISTA
Ano IV - Edição 2<br>Virtual 2017
Ano IV - Edição 2
Virtual 2017
Edições anteriores
 
 
          SELO ANUAL
52 anos<br />9 de setembro de 2017
52 anos
9 de setembro de 2017
Edições anteriores
SINAERJ - 39 ANOS
SINAERJ - 37 Anos
          SELO ANUAL
47 anos
9 de setembro de 2012
SELO ANUAL
52 anos<br />9 de setembro de 2017
52 anos
9 de setembro de 2017
Edições anteriores
SELO ANUAL
47 anos
9 de setembro de 2012
 
SINAERJ - 37 ANOS
SINAERJ - 37 Anos
 
Faça seu recadastramento online!
Mantenha sempre seus dados atualizados para que possamos enviar nossos informativos.
 
 Informativos Eletrônicos SINAERJ
Cadastre-se gratuitamente para receber nossos informativos eletrônicos e mantermos atualizado.
 
 
 
 
 
 

  Encaminhar      Impressão      RSS   

Adm. Sergio Alex Gomes de Andrade -

Dicas úteis de como economizar em nosso dia a dia.



Meus caros leitores, Sabemos que os recursos naturais e financeiros são escassos em nosso planeta. Por isso, se nós nos municiarmos com informações, disciplina e objetivos poderemos manter certo grau de qualidade de vida. Evitando ainda os desperdícios em nosso cotidiano e seguindo alguns preceitos em nossas vidas conseguiremos atingir estes ou aqueles objetivos. Sem precisar ser um especialista no assunto. Sabemos que acumulo de bens ou capital depende exclusivamente de trabalho e produção e como o trabalho na nossa sociedade está cada vez acirrado em sua configuração, somente nos resta economizar e melhorar os processos. Então vamos nós! Aqui vão algumas dicas simples de economia no nosso dia a dia.

Aluguel e condomínio – não comprometa mais do que um terço dos seus rendimentos com estes itens e negocie o preço do aluguel se perceber que não tem condições de pagá-lo e procure participar das reuniões de condomínios para analisar contas e propor medidas de economia.

Energia elétrica – Evite desperdício desligando luzes dos ambientes desocupados, não ligue vários eletrodomésticos no mesmo ponto de energia, não utilize fios em maus estados ou desencapados e evite emendas malfeitas, evite instalação que cause fuga de energia e que estão em péssimas qualidades. Procure racionalizar o uso do chuveiro elétrico, ferro de passar, maquinas de lavar roupas (buscando acumular maiores quantidades de roupas com intuito de passar e lavar de uma só vez), evite o uso continuo de micro-ondas e fornos elétricos, mantenha geladeiras e freezer desencostados de móveis ou paredes e evite deixar próximos de fontes de calor, utilize lâmpadas fluorescentes em ambientes de grande circulação e substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas eletrônicas, pois, estas reduzem o consumo de energia e duram muito mais (ver manual do fabricante), apague o monitor de computadores sempre que estiver ou fizer um intervalo maior na realização de estudos e trabalhos.

Telefone – utilize telefone fixo de forma bastante consciente, fique atento às tarifas das operadoras, em caso de celular procure saber de sua operadora quais as melhores e mais adequadas promoções em relação ao seu perfil.

Gás domestico – Mantenha as chamas sempre moderadas(cozimento feito em chamas fracas reduz os gastos em até cinquenta por cento e garante melhor preparo dos alimentos,mantendo seus nutrientes), mantenha o fogão longe de correntes de ar evitando assim dispersão do calor das chamas,Verifique periodicamente se existe vazamentos e procure regular e fazer a manutenção dos bicos do fogão e forno.

Água – Evite banhos demorados e não lave calçada com água em abundancia, procure lavar os automóveis de forma branda e consciente, feche a torneira enquanto se ensaboa escova os dentes, faz a barba ou ensaboa a louça, conserte vazamentos e evite regar as plantas no horário diurno.

Tarifas bancárias – conheça as tarifas de seu banco, evite gastos desnecessários, evite pegar empréstimos com altos juros, utilize-se de informações de uso consciente de dinheiro que são disponibilizadas por instituições bancárias. evite fazer vários saques e depósitos para reduzir IOF.

Alimentação – aproveite as sobras dos alimentos fazendo um novo prato ou dê um upgrade em novos cardápios, evitando assim desperdícios, Dê preferência a frutas e legumes da estação que normalmente estão com os preços mais viáveis nos supermercados e feiras livres. procure elaborar uma lista do que vai comprar antes de ir ao supermercado,evite de ir ao supermercado com fome para não exagerar nas vontades e desejos. Especialistas afirmam que a probabilidade é maior de gastar, procure receitas alternativas e nutritivas com cascas, talos ou folhas descartadas usualmente, tenha atenção com as datas de validades, quanto mais longe melhor oportunidade de duração, sempre confira preços e conta na hora de pagar.

Transportes - em caso de automóvel, quando for abastecer,se o carro for flex. procurar verificar o que fica mais em conta se álcool ou gasolina respeitando a proporcionalidade de abastecimento, que se o preço do álcool estiver com setenta por cento mais barato do que o da gasolina. Sempre que possível busque pelo transporte coletivo ou solidário, mantenha o carro sempre regulado e inspecionado para evitar desgaste e surpresas, faça uso de bicicletas ou vá a pé quando possível (inclusive você estará praticando um exercício físico saudável).

Lazer – procure fazer lazer ou passeios em lugares públicos e culturais: como museus, parques, praias, praças e centro culturais, apresentações de teatros e orquestras gratuitas, muitos gastos poderão ser evitados com entradas de ingressos principalmente se sua família for grande, revise algumas despesas com idas e vindas ao shopping, opte por programas mais em conta e gratuitas na cidade.

Compras – faça uma lista de prioridades, pesquise os preços, procure produtos em ofertas e promoções, sempre pese custo, beneficio e qualidade, procure se perguntar se realmente precisa deste ou aquele item.

Gastos eventuais – guarde sempre uma parte de seu salário para imprevistos e por economia mesmo em especial de dez a trinta por cento do seu salário.

Vestuários – Pesquise antes de comprar e tome cuidado em eventos promocionais para não comprar desnecessariamente. Planeje suas compras e aproveite suas roupas fazendo reformas e/ou conserte-as, entre na moda mais com bom senso sem exageros e de olho nas sazonalidades e estações.

Serviços de reparos e consertos – veja se os serviços a serem feitos serão necessários e se você mesmo poderá fazer sem comprometer a qualidade domestica, se for solicitar realmente de terceiros, peça mais de um orçamento, busque preços diferenciados de material e contrate pessoas capacitadas para não corre o risco de retrabalho.

Você não será obrigado a seguir todas as dicas e nem tão pouco uma só, mas, lembre-se que cada uma delas poderão reduzir seus gastos que consequentemente aumentarão suas disponibilidades financeiras para investimentos em outros setores de sua vida. Esperamos que essas dicas sejam úteis a todos!


Adm. Sergio Alex Gomes de Andrade




 
 
 
Untitled Document
ENDEREÇO
Av. 13 de Maio, 13 - 8º andar
Centro, Rio de Janeiro / RJ
CEP: 20031-901

Tels.: 21 2262-3090 / 2532-2387
2533-9847 / 2262-3760

Copyright © 2012-2015.
SINAERJ - Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro.
Todos os direitos reservados.
   HOME   |   RECOMENDE-NOS   |   CONTATO     
 
Assessoria de Comunicação   Projeto & Desenvolvimento
AZIMUTT Business Intelligence Model