Untitled Document
   

BLOG

Feeds RSS

Facebook

Tweeter Canal SINAERJ Youtube

Google+   Versão SINAERJ Mobile Tradutor Online English Version
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
SINDICALIZE-SE!
Juntos somos mais fortes!
- ADMINISTRADOR
- ESTUDANTE
Clique acima e preencha sua ficha.
 
JORNAL IMPRESSO
Ano 10 - nº 42<BR> Set e Out de 2016
Ano 10 - nº 42
Set e Out de 2016
Edições anteriores
JORNAL VIRTUAL
Ano 2 - nº 5<BR> Out e Nov de 2017
Ano 2 - nº 5
Out e Nov de 2017
Edições anteriores
 
INFORMATIVO
Ano III - nº 220
Outubro 2017
Edições anteriores
REVISTA
Ano IV - Edição 2<br>Virtual 2017
Ano IV - Edição 2
Virtual 2017
Edições anteriores
 
 
          SELO ANUAL
52 anos<br />9 de setembro de 2017
52 anos
9 de setembro de 2017
Edições anteriores
SINAERJ - 39 ANOS
SINAERJ - 37 Anos
          SELO ANUAL
47 anos
9 de setembro de 2012
SELO ANUAL
52 anos<br />9 de setembro de 2017
52 anos
9 de setembro de 2017
Edições anteriores
SELO ANUAL
47 anos
9 de setembro de 2012
 
SINAERJ - 37 ANOS
SINAERJ - 37 Anos
 
Faça seu recadastramento online!
Mantenha sempre seus dados atualizados para que possamos enviar nossos informativos.
 
 Informativos Eletrônicos SINAERJ
Cadastre-se gratuitamente para receber nossos informativos eletrônicos e mantermos atualizado.
 
 
 
 
 
 

  Encaminhar      Impressão      RSS   

Adm.Dirce Beltrão - Quatro décadas



“Que os Sindicatos são instituições consolidadas na vida dos trabalhadores, isso já está claro. No entanto, poucas pessoas sabem da fundamental importância que eles possuem e como foram constituídos até que se tornassem a expressão máxima dos trabalhadores” (Sindicalismo no Brasil Dr. HÉLDER MOLINA).

Eis que o Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (SINAERJ) completa quarenta anos!  Momento de júbilo e de balanço geral!

Em setembro de 1976 foi criada, por um grupo de quinze visionários, a Associação Profissional de Técnicos de Administração do Estado do Rio de Janeiro (APTAERJ), capitaneado por Gastão Pinto Píres Filho e sediada, provisoriamente, na Associação Brasileira de Técnicos de Administração (ABTA/RJ). Pretendendo aglutinar provisionados e formados em Administração, foi   eleita a primeira Diretoria, por unanimidade, e, na ocasião; discutida e aprovada a minuta de seu Estatuto Social. 

Em agosto de 1977, em assembleia da categoria, transforma-se em Sindicato dos Técnicos de Administração no Estado do Rio de Janeiro, ocasião em que foi discutido e aprovado seu Estatuto Social. Definitivamente, em 30 de dezembro de 1977, de acordo com o regime instituído pela CLT, o Ministro de Estado do Trabalho, Sr. Arnaldo Pietro, “ por requerimento da Associação dos Profissionais de Técnicos de Administração no Estado do Rio de Janeiro (APTAERJ), aprova o respectivo Estatuto e reconhece como Sindicato dos Técnicos de Administração no Estado do Rio de Janeiro, representando a categoria profissional liberal, manda passar a presente CARTA SINDICAL, que vai por mim assinada”.

No princípio, dispondo de poucos recursos, perambulou por diversos endereços no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e se instalou. Primeiro, por obséquio da ABTA/RJ, na Avenida 13 de Maio 44, depois nas Ruas Uruguaiana e Nilo Peçanha, na Avenida Rio Branco, e, por fim na Rua Professor Gabizo. Tais locações não propiciavam, à Entidade, tranquilidade logística e operacional, pois sempre dependia de suas parcas finanças e dos humores do mercado imobiliário. .Finalmente, já no ano de 1995, através da arrecadação da contribuição sindical dos Administradores ,  adquiriu, da COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL (CSN), em disponibilização de seu patrimônio na capital, a conhecida e definitiva sede na Avenida 13 de Maio n 13,no Centro Administrativo ¬Econômico - Financeiro - Histórico da cidade, local privilegiado em que tem como vizinhos a Câmara Municipal do Rio de Janeiro., o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Fundação Biblioteca Nacional.e o Museu Nacional de Belas Artes, na tão famosa Cinelândia de  antigos esplendores. A partir daí, pari passu às obras de adaptação de sua sede definitiva, intensificava, cada vez mais, a atuação política junto à categoria e aos estudantes de Administração.

Devido à modificação do nome da profissão, ou seja, Técnico de Administração para Administrador, nomeado como SINTAERJ, passou a ser SINAERJ, Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro, a partir de 1990.

A trajetória vitoriosa da nossa Entidade encara, desde sempre, a pulverização dos profissionais, que, como óbvio, estão exercendo seu labor em diversos locais do Estado, o que dificulta, em parte, o acesso a eles. Também batalha contra a quase milenar tradição do trabalhador de não ter interesse em se associar a Sindicatos e sair da sua zona de conforto. A natureza dispare das várias regiões fluminenses, que praticam atividades econômicas diversas, tais como industrial, comercial, agrícola ou de serviços, atua para pulverizar, ainda mais, os Administradores. O exercício irregular das atribuições profissionais, por outrem, leva a enorme desinteresse dos formados nas diversas universidades fluminenses, em participar de entidades sindicais e de registro profissional.

Bom, o que vale mesmo a pena é que, apesar de inúmeros percalços, o SINAERJ cresceu e amadureceu e, hoje, orgulhosamente, é reconhecido pelas diversas entidades locais e nacionais! Na perspectiva de ampliar seus braços por todo o Estado   do Rio de Janeiro, no ano de 2009, em imóveis próprios, criou as subsedes da Região Serrana, do Norte e do Sul Fluminenses. Com estas três, pode atuar mais proximamente dos seus associados, dos Administradores e dos estudantes de Administração. Valoroso respaldo conseguiu ao se filiar à Central Única dos Trabalhadores (CUT), atuando intensamente sob seu chapéu, desde 2012, nas grandes manifestações dos trabalhadores e da sociedade, em busca da conquista de direitos humanos, civis e sociais. Reconhecendo a importância da organização coletiva dos trabalhadores, tenta mobiliza-los, através de seus interesses específicos para participar do ambiente político nacional.

Sem dúvida, o mais importante é a sua atuação, fortalecendo o movimento sindical e sendo interlocutor entre os Administradores e o Patronato, quer público ou privado, na busca de ganhos salariais e sociais. Para tal, o SINAERJ realiza negociações com diversas empresas fluminenses e/ou de âmbito nacional, sediadas no Estado do Rio de Janeiro. A prioridade para o melhor Acordo Coletivo de Trabalho, em suas cláusulas salariais e sociais, é sempre a sua meta.

Cotidianamente, a Entidade promove palestras em suas sedes e nas universidades, mantém informados os associados e a sociedade civil, através de seus instrumentos de comunicação. Além disto, disponibiliza atendimento jurídico nas áreas trabalhista, civil e administrativa aos seus associados e homologa rescisões de contrato de trabalho.

Destaque-se a sua forte atuação para que fossem contemplados os Administradores na Lei do Salário Mínimo Profissional no Estado do Rio de Janeiro e, inclusive, na campanha em curso, para que o implante também no âmbito nacional. Atua e influencia na tramitação de diversos projetos de lei e participa de eventos comemorativos no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na Câmara Distrital do Distrito Federal e nas Câmaras Municipais de Niterói, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. Integra atualmente os Conselhos Municipais de Emprego e Renda de Nova Iguaçu e de Teresópolis, representando a bancada dos trabalhadores, estando atualmente na condição de Presidente.

Reconhecida sua atuação na sociedade, ao longo de seus quarenta anos, foi agraciada com Moções de Congratulações e Aplauso pelas Câmaras Municipais de Niterói, Volta Redonda.  Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes e Rio de Janeiro. Com a atuação vigorosa de seus Diretores conseguiu criar o “ Dia do Administrador “ nos Municípios de Nova Iguaçu, Teresópolis e Campos dos Goytacazes, a ser comemorado no dia nove de setembro de cada ano.

Registra o SINAERJ, com imenso orgulho, ter sido agraciado com o conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em iniciativa do Vereador Reimont Luiz Otoni Santa Bárbara, por ocasião do Jubileu de Ouro da Profissão, celebrado em 2015.

Ao longo destas quatro décadas, sempre à frente das grandes e poderosas campanhas dos trabalhadores, depara-se, atualmente, o SINAERJ, com tempos sombrios, devido à ameaça de eliminação de direitos já conquistados. Antevê-se, em virtude disto, grandes embates futuros, pois os preceitos consagrados na CLT, na Constituição Federal vigente e na legislação pertinente, não devem, nem deveriam ser alterados, nem muito menos violados.

Adm. Dirce Beltrão
Presidente do Sinaerj




 
 
 
Untitled Document
ENDEREÇO
Av. 13 de Maio, 13 - 8º andar
Centro, Rio de Janeiro / RJ
CEP: 20031-901

Tels.: 21 2262-3090 / 2532-2387
2533-9847 / 2262-3760

Copyright © 2012-2015.
SINAERJ - Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro.
Todos os direitos reservados.
   HOME   |   RECOMENDE-NOS   |   CONTATO     
 
Assessoria de Comunicação   Projeto & Desenvolvimento
AZIMUTT Business Intelligence Model