Capitalização individual: armadilha na Previdência

http://www.administradores.org.br/wp/wp-content/uploads/2019/03/money-256312_960_7201.jpgCapitalização individual: armadilha na Previdência

As perversas medidas da desastrosa reforma da Previdência parecem não ter fim. A capitalização individual, um dos princípios básicos que está no texto da PEC 6/19, é uma das medidas que podem afetar e prejudicar os milhões de brasileiros reféns da proposta. De acordo com estudos realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a “inovação” viabiliza substituir gradualmente o atual sistema transformando-se em uma poupança individual do empregado.

A medida é totalmente contraditória e prestigia somente uma parcela mínima da população, renegando os brasileiros que sofrem constantemente com o desemprego ou em trabalhos informais, para conseguirem o mínimo para sobreviver. O “novo” modelo que parece tentador para os demais, é uma fórmula antiga adotada em 1981, no Chile, pelo general Augusto Pinochet, onde cada trabalhador teria que contribuir com 10% de seu salário. Porém, quando implantada, a situação foi reversa do que havia sido planejada, deixando a população com aposentadoria baixíssima.

“O governo insiste em arruinar os direitos dos trabalhadores e dos aposentados. Querem afundar o Brasil de vez, o que é totalmente errado. A capitalização possui grandes chances de quebrar a economia, isto é nítido em todos os países que aderiram à medida. Continuaremos firmes e fortes contra a reforma da Previdência, não podemos deixar que derrubem os direitos conquistados tanto tempo por nós trabalhadores”, comenta Edson Machado, Presidente do Sinaerj.

 

 

Author Description

Sinaerj

No comments yet.

Join the Conversation