Mulher: incansável luta por igualdade de direitos

http://www.administradores.org.br/wp/wp-content/uploads/2019/03/Dia-da-mulher-site-2-1.jpghttp://www.administradores.org.br/wp/wp-content/uploads/2019/03/Dia-da-mulher-site-2-1.jpghttp://www.administradores.org.br/wp/wp-content/uploads/2019/03/Dia-da-mulher-site-2-1.jpgMulher: incansável luta por igualdade de direitos

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data foi criada para enaltecer a importância da classe feminina diante da sociedade. Desde a Revolução Industrial, no século XIX, a mulher começou a ganhar espaço no movimento operário com participações nas fábricas. Simultaneamente a este momento, o empoderamento feminino foi se fortificando como aliada da categoria.

No ano de 1909, em Nova York, as mulheres estrelariam seu primeiro dia de “comemoração” em uma grande passeata e manifestação por melhores condições de trabalho. Naquela época, a carga horária poderia chegar até 16h por dia. E em 25 de março de 1911 ocorreu o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist causando a morte de dezenas de mulheres. O episódio foi um marco histórico na luta de direitos das mulheres contribuindo para a especificação de critérios rigorosos sobre a segurança no trabalho e o crescimento dos sindicatos.

Apenas em 1975, foi intitulado pela Organização da Nações Unidas (ONU) o “Ano Internacional da Mulher” e o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher fortalecendo suas conquistas políticas e socioeconômicas. Com o passar dos anos, as mulheres continuam, cada vez mais, a lutar por seus ideais, por melhorias nas condições de trabalho e vida, igualdade de gênero, direitos, respeito, salários entre outros.

Diante de a história de luta da classe feminina, o Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro (Sinaerj), parabeniza as mulheres pelo 8 de março, seu dia. O Sinaerj reafirma o compromisso na continuação da luta em prol de respeito e igualdade de direitos. Parabéns!

Author Description

Sinaerj

No comments yet.

Join the Conversation