Capitalização individual está inclusa na proposta da Reforma da Previdência

http://www.administradores.org.br/wp/wp-content/uploads/2019/02/savings-2789112_960_720.jpgCapitalização individual está inclusa na proposta da Reforma da Previdência

Como se não bastasse mexer na idade mínima e o tempo de contribuição para se aposentar, o governo Bolsonaro move suas estratégias e prejudica novamente os trabalhadores. Para compor mais um pilar da proposta da Reforma da Previdência, agora, um novo método foi incluso no texto, no qual engloba o sistema de capitalização individual, espécie de poupança, como critério.

A proposta será encaminhada neste mês ao Congresso Nacional, e, caso seja aprovada, a capitalização individual, irá obrigar milhões de brasileiros a deixarem uma certa quantia disponível para o governo. Ou seja, a ganância do “novo” sistema fará com que o trabalhador pague sua própria aposentadoria no futuro, podendo ser feita de três maneiras: o dinheiro pode sair de uma contribuição da empresa que registra o funcionário, em alguns casos o trabalhador pode complementar a contribuição, ou vir somente do trabalhador.

O viés da medida é totalmente contraditório, já que o País está com número muito alto de desemprego e trabalhos informais. Além disso, uma boa parte da sociedade não possui renda suficiente para realizar os pagamentos de todas as contas, que dirá garantir uma parcela que será destinada para capitalização individual.

O governo Bolsonaro se inspirou no modelo adotado pelo general Augusto Pinochet, em 1981, no Chile, no qual foi chamado de inovação, porém, logo após a implementação, o efeito foi invertido disponibilizando uma aposentadoria baixíssima que afundou a economia do Chile. “É um absurdo o que querem fazer. Ao invés de tentarem novas formas para deter o desemprego e melhorar a economia, desejam cada vez mais roubar a população. Isso não é absurdo. Esperamos que a medida seja negada, precisamos continuar lutando contra essas propostas perversas”, afirma Edson Machado, Presidente do Sinaerj.

Author Description

Sinaerj

No comments yet.

Join the Conversation