Especialização profissional pode ser diferencial no mercado de trabalho

Especialização profissional pode ser diferencial no mercado de trabalho

A Administração, por ser uma área flexível e que engloba diversos setores, é considerada uma carreira próspera no mercado de trabalho. Por essa mesma razão, muitos optam por ela, sendo a graduação mais procurada no país. No entanto, em tempos de crise e com o alto índice de profissionais formados, ter apenas o bacharelado no currículo já não impressiona mais, e buscar por algum tipo de especialização pode ser uma boa forma de sair na frente e se destacar dos demais.

Mas o que será mais adequado: pós-graduação, especialização, mestrado ou MBA (Master in Busines Administration)? Primeiramente, é importante escolher o que melhor se adéqua ao perfil de cada um. Afinal, o curso que o colega fez pode ter sido ótimo para ele, mas não necessariamente será o melhor para você. Um mestrado costuma ser mais adequado para quem deseja seguir a carreira acadêmica, enquanto a especialização é um curso que busca o aperfeiçoamento de conhecimentos em uma área de atuação específica. Já os MBA são mais indicados para aqueles que querem assumir cargos de liderança e ter uma visão mais ampla de mercado.

Além disso, deve-se ter em mente que é necessário focar no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos que mercado de trabalho esteja buscando para poder se colocar à frente em um cenário profissional cada vez mais competitivo. Afinal, quem deseja se destacar e fazer a diferença precisa estar preparado, pois, se as oportunidades na área são muitas, as exigências para os contratados também.

A carreira de Administração por si só já é bem ampla, mas ter um adicional irá abrir um leque de possibilidades ainda maior para o profissional, que pode optar por várias áreas, como auditoria, gestão empresarial, gestão integrada, controladoria, gestão de qualidade, entre muitas outras. O interessado deve também pesquisar todas as opções possíveis, desde as mais diretamente relacionadas com o curso, até as que envolvem outros campos do saber, como psicologia, ciências jurídicas, estatística ou ciências sociais.

Author Description

Sinaerj

No comments yet.

Join the Conversation