Sinaerj apoia e pede a imediata efetivação do PCCS da Saúde Estadual

http://www.administradores.org.br/wp/wp-content/uploads/2018/04/sAÚDE.jpgSinaerj apoia e pede a imediata efetivação do PCCS da Saúde Estadual

Por entender a necessidade de valorização do servidor estadual da saúde e a urgente redução do agravamento do setor no Estado do Rio, o Sinaerj, Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro, apoia integralmente a aprovação e a imediata efetivação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários da Saúde Estadual, que foi aprovado pela ALERJ, através do substitutivo do PL 3960/2018.

O adiamento da aprovação do PCCS, agravado pela terceirização de parte da força de trabalho, tem forçado os servidores a deixar o serviço público em busca de oportunidades e de melhores salários e valorização. O que vem prejudicando os profissionais e mitigando o atendimento médico do SUS no Estado do Rio de Janeiro.

O PCCS é uma exigência prevista na CF88 e nas Leis Orgânicas da Saúde, que há anos vem sendo protelado por sucessivos governos que utilizaram da nefasta política de privatização do Sistema de Saúde no Rio. O investimento público através do PCCS, além de auxiliar os profissionais e reduzir a dependência da Secretaria de Estado de Saúde, possibilitará ainda na diminuição da terceirização dos efetivos, ação que comprovadamente tem se mostrado onerosa e ineficiente.

Considerando o agravamento da crise na saúde, o Sinaerj apoia o PCCS e pede que se cumpra a lei. A implementação imediata do PCCS possibilitará interromper o processo de desvalorização do profissional de saúde, oferecerá oportunidade de recomposição do quadro permanente na Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ) e promoverá a reconstituição necessária do Sistema Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Author Description

Sinaerj

No comments yet.

Join the Conversation