Desmontar e vender: PDC da Eletrobras desligará cerca de três mil eletricitários

http://www.administradores.org.br/wp/wp-content/uploads/2018/03/eletricidade.jpgDesmontar e vender: PDC da Eletrobras desligará cerca de três mil eletricitários

Em mais uma tentativa de desestabilizar o sistema elétrico nacional e entregar o patrimônio público para as mãos avarentas do setor privado, o governo Temer lançou, esta semana, o Plano de Demissão Consensual (PDC) da Eletrobras, que prevê o desligamento de três mil eletricitários. O objetivo é precarizar a estatal e com isso privatizar o setor. Segundo informações, a Eletrobras deve ser posta à venda até o fim de abril.

Ao reduzir drasticamente o quadro funcional da empresa, o governo a desestabiliza, promove pressão nos demais empregados e reduz a importância que o setor elétrico tem para o País. O governo está firme no propósito de entregar o patrimônio público brasileiro à iniciativa privada, ignorando o serviço prestado à população e sua relevância para a soberania nacional.

Para se ter uma ideia, o programa Luz pata Todos levou energia elétrica para 3,2 milhões de famílias, beneficiando 15,6 milhões de brasileiros. Atualmente, a Eletrobras é responsável por 31% da geração e 47% das linhas de transmissão do País. Em 2016, quase 70% da energia elétrica consumida no Brasil teve origem hidráulica, ou seja, uma usina hidrelétrica é essencialmente importante para o desenvolvimento de energia brasileira.

“É visível que o governo vem articulando ações para desestatizar a Eletrobras e esse Plano de Demissão é um novo golpe contra os trabalhadores e contra o Brasil. A privatização do setor elétrico tem o simples intuito de vender nosso patrimônio aos estrangeiros, encarecer o custo da energia a todos os brasileiros e desestabilizar os empregados. Nossa luta não é apenas pela manutenção do emprego, é pelo desenvolvimento do país. Não vamos permitir que doem mais um patrimônio nacional”, afirma Edson Machado, Presidente do Sinaerj.

Author Description

Sinaerj

No comments yet.

Join the Conversation