Viviane Souza – Líder: nascer ou se tornar?

Um dos temas que é  muito abordado hoje em dia é: Você nasce sendo líder ou você se torna um? Particularmente não quero causar discórdia, polêmica ou algo parecido, mas sim expor, através deste artigo a minha opinião mediante as tantas leituras feitas.

Uma coisa, temos que concordar, tudo se é ensinado na vida, vemos aí o futebol, a musica, a arte e podemos citar vários outros, mas, a intenção é mostrar que todos eles  precisam de tempo e treinamento intensivo para que possamos exercê-los com eficiência e eficácia .

Porque a liderança seria diferente?

Um bom líder precisa de alguns itens que farão com que seja “O LÍDER”. Como por exemplo, o carisma, empatia, ser motivador, saber trabalhar em equipe, ser corajoso, ter boa comunicação, ter uma visão ampla e amar o que faz.
Liderar não é dar ordens ao seu liderado, não é apenas dizer: “FAÇA”, e ficar sentado aguardando o resultado.

O verdadeiro líder fala: “VAMOS” e juntos alcançam o objetivo pretendido.

O bom líder precisa de um bom tempo para se aperfeiçoar, para ganhar experiência.

Acredito que as pessoas aprendam a liderar e não nascem sabendo, o que pode acontecer em algumas vezes é ter um estimulo, algo que as incentive desde a sua infância a ter esta visão de liderança.

Podemos apontar profissionais ótimos que fazem realmente acontecer, mas, se colocarmos a responsabilidade de liderar eles simplesmente travam.

Temos como exemplo, pessoas que às vezes preferem trabalhar só, do que em equipe, isto é sinal que não esta preparado para ser um líder.

Se você caro leitor, tem estas qualidades mencionadas no artigo acima talvez você esteja perdendo uma boa oportunidade de ser um o líder. Aconselho que pare, pense, reveja seus conceitos e quem sabe você não esconde um líder dentro de você.


Viviane Souza
Cursa o 5º período de Administração de Empresas na Universidade Estácio de Sá

Author Description

Sinaerj

No comments yet.

Join the Conversation